[facebook] Porque devo divulgar o meu negócio em um Perfil?

Já sabemos que o Facebook se tornou uma "mania nacional" e por isso, continua atraindo pessoas de diversos negócios, em especial empresários de pequeno médio porte e profissionais livres, com o intuito de aproveitar essa "onda" e explorar os recursos que essa rede social oferece. Mas o ruim é que começam de forma errada: Usando um Perfil.

Assim não vai dá! :/

A pergunta no titulo desse artigo é uma ironia. Na verdade deve-se usar uma Página, que é o correto. Veremos o que nos diz respeito o Facebook, inclusive junto com opiniões do RD Digital e AgenciaHive:

Por que é muito melhor criar uma Página no Facebook para seu negócio?


Amigos ou fãs? Perfil ou Página? São a mesma coisa? Mas é claro que não. Mais e mais empresários ou pessoas de negócio veem o Facebook como um importante aliado para atingir seus objetivos. Mas essas dúvidas, que podem parecer simples para alguns, precisam ser esclarecidas antes de começar a usar nossa plataforma para encontrar as pessoas que importam para você.

O erro mais comum de quem está começando no Facebook é criar um perfil pessoal para vender produtos ou prestar serviços. Perfis são criados para se conectar com amigos. Já as Páginas são o seu canal no Facebook para mostrar o seu negócio.

A seguir veja as razões sobre a importância de ter uma Página para sua empresa, e não um perfil, e suas vantagens, segundo Bruno Maslo e Mariana Piccinini, ambos da SMB Partner Management do Facebook Argentina.

Uma identidade clara ajuda a sua empresa

IdentidadeA regra número 1 é que a identidade social não deve ser misturada com a atividade profissional. Você deve criar um perfil para se conectar com seus amigos. Uma Página serve para mostrar o seu negócio, conseguir fãs e interagir com eles. Além disso, criar uma Página no Facebook é fácil e grátis.

Páginas permitem que você adicione um número ilimitado de pessoas

PáginasPerfis pessoais têm um limite de 5.000 amigos. Com as Páginas, no entanto, você pode adicionar um número sem limite de pessoas, que também poderão ser seus clientes em potencial.


Cada formato tem um propósito


FormatosOs perfis contam com informações pessoais, como fotos de aniversários de família ou de seu animal de estimação. Nas Páginas, há somente conteúdo estratégico sobre seu negócio. Misturar conteúdo pessoal com profissional é um pouco desleixado. A experiência das pessoas é ruim e você corre o risco de perder clientes em potencial.

Páginas oferecem informações valiosas e exclusivas

InformaçõesAs páginas são a solução específica criada pelo Facebook para negócios. Elas oferecem relatórios com informações demográficas como idade, localização, sexo, educação, acesso à tecnologia, entre as muitas opções, como qual post obteve melhor desempenho, horários de conexão dos fãs, etc. Ao saber mais sobre quem visita sua Página, você pode tomar decisões estratégicas dentro e fora do ambiente do Facebook. Saiba que todas essas informações são inacessíveis para quem tem apenas um perfil.

Uso de mensagens

MensagensUtilizando um perfil pessoal, você pode enviar uma mensagem para 20 amigos no máximo. Dessa forma, seria um processo bem trabalhoso separar lotes e enviar uma mensagem para toda a sua base de contatos. Já com uma fan page, não existe esse limite. Você pode enviar uma mensagem para todos os fãs de uma só vez.

Customização

customizaçãoApenas a fan page permite que você edite abas com o conteúdo que quiser. É possível colocar fotos, vídeos, fóruns de discussão, informações sobre produtos específicos, eventos, enquetes e avaliações de usuários. Além disso tudo, ainda é possível criar um aplicativo próprio caso você precise de alguma funcionalidade não oferecida.

O contraponto: A solicitação de amizade

AmizadeUma das reclamações de quem optou pelo perfil ao invés da página é que com o perfil é possível solicitar a amizade, enquanto com a página não é possível fazer nada a não ser esperar que o usuário clique em "curtir". De fato isso acontece, mas colocados todos os outros benefícios de uma fanpage ou página, acaba não valendo a pena manter o seu negócio é um perfil.

Saiba que é possível tentar criar outras formas de alavancar o número de fãs e driblar um pouco esse problema. Uma delas é criando promoções e sorteios. Outra forma é convidar seus amigos a curtir sua fan page ou compartilhando postagens. Inclusive você pode divulgar no mural ou mesmo enviar mensagens para seus contatos, fazendo a indicação.

Campanhas

campanhasÉ possível criar banners bonitos e colocar no seu perfil, algumas pessoas vão curtir, comentar, compartilhar, enviar mensagens para fazer pedidos, mas ainda assim você ficará limitado por razões citadas acima. Além disso, você estará fazendo campanha no "escuro" pois não conseguirá fazer uma análise do perfil das pessoas.  Já em uma fan page, poderá fazer campanhas direcionando o seu material para o público que desejar, com um alcance maior, investindo o mínimo possível ou o máximo que puder e ainda obter bons resultados.


Conclusão


Diante de tantos benefícios que uma Página (ou FanPage) nos oferece ( e põe benefícios nisso, são muitos, mas resolvi enxugar o artigo o máximo possível ) sem dúvida valem muito mais a pena do que correr o risco de perder a conta, ter número limitado de seguidores ou amigos, mensagens limitadas, página padronizada, sem possibilidade de campanhas patrocinadas e nenhuma ferramenta de análise de informações, que é o caso do Perfil.

Agora responda a você mesmo e quiser compartilhe teus motivos:
Porque continuar usando um Perfil no Facebook para o seu negócio?


Veja outras postagens sobre como usar o Facebook
Fonte: Facebook, Rd Digital, Agencia Hive. Texto modificado.


Espero que tenha tirado um bom proveito do artigo.
Se tem dúvidas ou se quer um serviço para criar a tua Página? Pergunte-me.  :)

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