SEO para páginas do Facebook

SEO para páginas do Facebook

Há um bom tempo que se ouve falar sobre técnicas de SEO para a otimização de websites sob o propósito de alcançar um bom ranking nos motores de busca. Também em relação às páginas do Facebook existem um conjunto de boas práticas que se deve levar em consideração e a mesma finalidade, vários são os estudos que podemos encontrar sobre este assunto.

Em forma de um apanhado, abaixo encontram-se alguns dos pontos fundamentais para você começar a melhorar a sua fan page. Mesmo que os buscadores tenham mudado as regras do jogo, essas práticas ainda continuam valendo.

Ponha as mãos na massa ...


1.Título da página
O título da página deverá estar relacionado com a área de negócio e deverão ser evitados nomes demasiado longos ou demasiado genéricos.

2. Definição de URL
O URL da Página Facebook deverá conter o nome da marca. Além de demonstrar profissionalismo é a forma mais fácil de ser encontrado na internet.

3. Separador ‘Sobre’
É neste separador que deverão estar concentradas a grande parte das palavras-chave associadas à área de negócio de uma empresa e ainda links importantes para diversas páginas (por exemplo, site, blog, outras redes sociais, etc).

4. Separadores personalizados
As páginas Facebook permitem a criação de separadores personalizados com o objetivo de colocar informação adicional. Nestes separadores é também fundamental que estejam incluídas palavras-chave relevantes, textos optimizados do ponto de vista do SEO, links, entre outras informações.

5. Publicação de conteúdos
A publicação de conteúdos relevantes é também uma das melhores formas de melhorar a indexação do mesmo, como também a relevância da página.

Sempre que for efetuada uma publicação, é aconselhado – sempre que possível – incluir o nome da marca ou empresa.

Sempre que for compartilhado algum conteúdo, é recomendado acrescentar uma descrição e não deixar o link isolado na página.

Uma vez que nos resultados das atualizações o número de caracteres é limitado, tornar o título da publicação relevante é mais uma das boas práticas que se pode adaptar, devendo conter sempre que possível palavras-chave dentro do contexto do mesmo.

6. Acrescentar descrições e tags nas imagens e vídeos publicados
Utilizar palavras-chave relevantes nas descrições das imagens e vídeos e identificar os intervenientes através de Tags sempre que se justifique. Por exemplo, na divulgação de um vídeo de um determinado evento, é recomendado que se inclua informação sobre o título do mesmo, acompanhado de uma breve descrição e identificados os principais intervenientes.

7. Enviar links para a sua página no Facebook 
Tal como acontece com os sites, as páginas no Facebook necessitam igualmente de receber links de qualidade, preferencialmente de várias páginas e blogs com autoridade no mercado.

8. Apostar nos seguidores e fomentar a interação
Os perfis individuais de utilizadores do Facebook reúnem uma série de links internos para páginas e interesses. Ora, quanto mais seguidores uma página possuir, mais links da página figurarão na lista de interesses dos mesmos, funcionando assim como uma espécie de link building interno.

Sempre que um seguidor gosta ou comenta uma publicação, está a criar uma ligação interna com determinado conteúdo para o seu próprio perfil. Um bom nível de interação de uma página (gostos, comentários e compartilhamentos), contribui bastante nos resultados de uma página nos motores de busca com também o engajamento.

Estas são apenas algumas sugestões que se podem ter em consideração para melhorar o ranking de uma página Facebook nos motores de busca.

É sabido que dinamização de uma presença no Facebook requer um planeamento e execução constantes e que em SEO não existem fórmulas milagrosas, no entanto a aplicação de algumas destas técnicas podem contribuir para o aumento da taxa de crescimento da uma página Facebook.


Texto adaptado. Fonte: MarketingTecnologico (Rita Viegas)


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